Dicas para manter uma rotina organizada no home office

A psicoterapia on-line já era realidade antes da pandemia, mas de um ano para cá ficou muito mais fácil trabalhar de casa. Se você já atua no modo virtual, mas gostaria de melhorar a sua produtividade por meio de uma rotina mais organizada, essas dicas são para você!

Vista-se para trabalhar e “saia para o trabalho”

Quando você não está em atendimento, fica em que cômodo da casa? E vestido de que forma? É importante que você se arrume para trabalhar, que tenha um lugar específico na casa para exercer o seu expediente.

É por isso que saia para o trabalho está entre aspas no subtítulo, porque você vai ficar em home office, mas quando você chega nessa parte do cômodo, o seu cérebro sabe que é hora de trabalhar, de não perder tempo com distrações. É o começo da rotina daquele dia!

Organize a sua mesa de trabalho

É recomendável que você faça isso no dia anterior, para já começar a trabalhar nos primeiros minutos do seu expediente, mas, se você encontrou a sua mesa bagunçada, comece a sua rotina pela organização dela.

Aproveite para encher a sua garrafa de água, higienizar tudo com álcool em gel e esvaziar a lixeira. Mantenha blocos de papel, canetas, agenda, enfim, seus materiais de expediente em fácil acesso das mãos, e até mesmo lanches rápidos, se você não puder se levantar para comer.

Atenção ao cronograma

Como  você sabe o que fazer naquele dia? Há psicólogos que se planejam por meio de aplicativos on-line, enquanto outros preferem a boa e velha agenda ou anotações feitas em blocos, à caneta. Isso fica ao seu critério, mas é fundamental que se atente ao cronograma.

Sabemos que imprevistos acontecem e que nem tudo pode sair conforme o planejado, porém você precisa seguir o cronograma ao máximo. Só assim dará conta dos compromissos, e não prejudicará o seu trabalho nem a consulta de seus pacientes.

Coloque horário para início e fim de todas as atividades, com margem de folga, e tudo ficará bem.

Faça pausas, beba água, durma bem e alimente-se de forma adequada

Nesse seu cronograma, coloque também horários para pausas, encher a garrafa de água, alongar-se e fazer as refeições. É importantíssimo também que você tenha pelo menos oito horas de sono diárias, e que, se possível, pratique exercícios físicos.

Sabemos que um dia pode ser pouco para tanta coisa, mas, com planejamento, você irá conseguir. É essencial ter hábitos saudáveis para acordar bem disposto, para dar conta dos compromissos e se sentir produtivo e satisfeito ao fim do dia.

Desative as notificações do celular

Aí você pode se perguntar: mas como farei isso, se eu dependo desse aparelho para trabalhar?

Acontece que ele pode atrapalhar você em diversos momentos, atrapalhando a sua produtividade. Além disso, você não precisa ficar sem olhar o celular por horas, mas desative as notificações para não se desconcentrar em momentos importantes do expediente.

Se for urgente, ligarão para você. Se não for, dentro de alguns minutos você irá retornar. Simples assim!

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