Dicas para o psicólogo fazer a sua primeira live no Instagram

Os vídeos são o formato queridinho do momento, você sabia disso? Bom, se sabia, mas ainda não gravou nada porque não sabe como fazer isso, confira nossas dicas para fazer a sua primeira live no Instagram. São preciosas, psicólogo, não perca!

Monte um roteiro

É claro que você precisa estruturar um roteiro para sua live, porque uma transmissão ao vivo necessita de preparação. Sendo assim, é fundamental que você defina sobre o que vai falar, para evitar brancos por conta do nervosismo, que é comum.

Você não precisa escrever tudo em detalhes, como se fosse um teleprompter de televisão, mas é importante que elenque os principais tópicos que serão abordados. Dessa forma você também estabelece a duração da live, que não pode ser nem muito curta, nem muito longa.

Prepare seu cenário

Outro quesito que também precisa ser organizado com antecedência é o cenário onde acontecerá a sua primeira live. Você a fará de casa, do seu espaço de atendimento online ou de outro lugar?

Que objetos você pretende deixar ao fundo, para compor o seu cenário da live? O que precisa aparecer e o que deve ser retirado? Tudo isso é essencial e interfere na transmissão.

Atente-se para iluminação, áudio e vídeo

Feito isso, é imprescindível que você teste a qualidade de alguns quesitos, como a iluminação, o áudio e o vídeo.

Se o ambiente estiver muito claro ou muito escuro, sua live pode fracassar. O mesmo vale para ruídos externos como vozes de outras pessoas, latidos de cachorro, buzinas, choros, etc. Você não pode controlar tudo, mas procure ficar em um lugar o mais silencioso possível.

Quanto ao vídeo, você precisa ter uma internet de qualidade, para que não haja interrupções nem interferências. Sua voz e imagem precisam estar claras e focadas, sem cortes. Ah, sempre vale fazer testes de lives com amigos e familiares, para que eles informem você sobre a qualidade de áudio, vídeo e iluminação.

Utilize todos os recursos de lives para Instagram

Providências tomadas, é hora de você marcar a data e divulgá-la pelas redes sociais. No dia, utilize todos os recursos de lives para Instagram, porque são preciosidades que poderão fazer toda a diferença na sua transmissão:

– fixação de comentários;

– compartilhamento de imagens;

– compartilhamento de perguntas feitas nos stories;

– convidar pessoas para dividir a live com você, como colegas de profissão (faça isso com antecedência, claro!);

– tempo de duração de até noventa minutos, que é o ideal para não perder o foco;

– utilização do Instagram para PC, para você poder utilizar a webcam do seu computador durante a transmissão. Assim, você evita o investimento em equipamentos para smartphone, se você ainda não os tem.

Invista em lives, vale a pena!

As lives são uma ótima forma de estabelecer uma relação de confiança com os clientes, pela construção de autoridade. Isso é ainda mais interessante para você, que atua com psicoterapia online.

Feita a leitura do artigo, comece a preparar a sua primeira live!