Dicas para o psicólogo perder a vergonha de aparecer em vídeos para redes sociais

As redes sociais nos oferecem diversos recursos, entre eles os vídeos para stories, Reels, transmissões ao vivo, etc. Porém, muitos psicólogos deixam escapar essa oportunidade de aproximação com o público por vergonha de aparecer em vídeos. Você é um desses? Leia para começar a mudar a situação!

Não se assista

Ao ler a primeira dica, você provavelmente achou que este artigo não vai te ajudar. Como assim, não se assistir?

Mas é bem isso: quando você se assiste, encontra defeitos. E quanto mais assistir, mais defeitos vai encontrar. Então a dica é fazer o vídeo e, em seguida, publicar. Não é para ser perfeito, mas para gerar aproximação, engajamento, mostrar autoridade e assim por diante.

Não se intimide

É alguém começar a trabalhar sua estratégia nas redes sociais, principalmente com vídeos, para ser chamado de blogueirinho, para perguntarem se você tem recebidos, etc. E isso é normal! Você está chamando atenção, está se mostrando, então as pessoas se sentem no direito de julgar, de criticar, de fazer piadinhas.

A dica aqui é não se intimidar, olhar sempre para o lado positivo de se expor e não dar ouvidos a quem não vai te dar resultados.

Treine, treine, treine

Nos primeiros vídeos em redes sociais, a mão vai tremer, a voz vai gaguejar, você vai ficar extremamente nervoso. É bem assim! Hoje, quem fala naturalmente nesse recurso, não se acredita vendo os primeiros vídeos.

Portanto, a dica é treinar, treinar, treinar. Se você preferir, pode apagar sem postar, gravando apenas para ganhar confiança. Com o tempo, você vai melhorar muito e não vai acreditar ao ver seus vídeos de agora. Não existe naturalidade, existe muita prática.

É algo natural, que todo mundo faz

Antigamente, era muito estranho ver alguém falando para a câmera de um celular, principalmente em supermercados, clínicas, enfim, em locais públicos. Hoje é algo natural, que todo mundo faz!

Portanto, você não precisa esperar o local perfeito para gravar. Se surgir a oportunidade, faça um story entre um paciente e outro,  no engarrafamento de trânsito, na fila do banco, etc.

Procure o que de melhor você tem a oferecer

Por que você deveria mostrar a sua cara para as outras pessoas? O que você tem para oferecer aos clientes, que os outros psicólogos não têm? Encontre o seu diferencial!

Depois de fazer isso, você irá preparar stories, Reels e vídeos falando dessa estratégia, divulgando o seu diferencial para o público. Você ainda terá vergonha, claro, mas se sentirá mais confiante ao mostrar valor, em vez de apenas uma propaganda do seu serviço.

Coloque um boleto atrás do celular

E se nada der certo, coloque um boleto atrás da câmera do seu celular (de preferência, o mais alto). É uma piadinha para descontrair e encerrar o nosso artigo de forma mais leve e divertida, mas pode dar certo para algumas pessoas.

Afinal, você se forçará a fazer algo diferente para ter resultados também diferentes, por conta do vencimento olhando para você, e isso pode funcionar. Vamos lá?