Psicólogos: vale a pena atender por convênios médicos?

Muitos psicólogos atendem por convênios médicos, para que não fiquem sem pacientes. Outros, preferem atender menos pessoas a abrir sua agenda para os planos de saúde. Você está de que lado da equação? Se está em cima do muro e não sabe a resposta para a pergunta, leia nossa explanação abaixo.

Vamos de prós e contras?

Nós não diremos a você, neste artigo, qual é a melhor opção, se vale ou não a pena atender por convênios médicos. Isso é só você quem pode decidir! Para facilitar essa decisão, vamos apresentar os prós e contras de atender por planos de saúde.

As vantagens de atender por convênios médicos, os prós

Os convênios médicos oferecem aos pacientes um catálogo para busca por profissionais de saúde, de acordo com as especialidades. Sendo assim, o seu nome estará nessa lista, e você conseguirá um bom número de pacientes sem ter trabalho nenhum para isso.

Sendo assim, é uma excelente maneira de conseguir pacientes se você não possui muita experiência! Dessa forma, com bom atendimento, você cria uma reputação e pode levar sua boa fama para muitas pessoas, até mesmo por indicação.

Os convênios médicos também são uma ótima maneira de conquistar numerosos pacientes, já que os custos para eles são mais baixos (apenas a coparticipação ou, às vezes, nem isso). Você pode receber menos dinheiro ao escolher atender por convênios, mas sempre terá pacientes. No volume, talvez valha a pena.

As desvantagens de atender por convênios médicos, os contras

Conforme citamos, os convênios médicos podem trazer um bom volume de pacientes a baixo custo para você. Isso significa mais pacientes e menos tempo para dar atenção a eles.

Tendo muitos pacientes, você precisará atender mais pessoas para conseguir um bom rendimento, o que pode diminuir o tempo de atendimento para cada um. Há psicólogos que fazem sessões de quinze minutos!

E veja só: quando se atende por convênios médicos, você somente receberá quando for feito o repasse pelo plano de saúde. Acontece que atrasos nesse repasse não são incomuns. Além do mais, os convênios médicos exigem muita burocracia para os psicólogos fazerem parte de sua rede credenciada.

Por outro lado, se você não optar pelo atendimento por planos de saúde, precisará investir tempo e dinheiro para conseguir pacientes. É um risco ter o seu consultório vazio, e o lucro recebido poderá não ser suficiente para arcar com suas despesas.

De que lado você está?

Após conhecer os prós e os contras do atendimento por convênios médicos, você já é capaz de dizer qual a melhor forma de atendimento?

Essa resposta é você quem vai dizer a si, e acreditamos que ficou mais fácil ao ler a nossa explanação. Afinal, você se conhece, sabe se é mais do perfil de correr atrás ou de esperar que os pacientes o procurem.

Trabalhar por conta própria, sem fazer parte de uma rede credenciada, não é para qualquer um, e somente você poderá dizer se o seu perfil é de empreendedor ou não. Se for, venha conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *