Três situações nas quais o atendimento psicológico on-line não é recomendado

O atendimento psicológico on-line é uma modalidade excelente de terapia, e serve para a maioria das pessoas. Contudo, como dissemos, serve para a maioria das pessoas, já que em algumas situações ele não é recomendado. Vamos citar três delas a seguir.

– Casos de urgência e emergência;

– Situações de desastres;

– Em caso de violência ou violação de direitos.

Casos de urgência e emergência

Esse tópico abrange diversas situações, já que urgência e emergência pode caber em vários casos, mas é fato que o atendimento on-line não é recomendado para pacientes que estão passando por isso.

Sendo assim, as pessoas deverão ser atendidas de forma presencial pelo psicólogo. isso porque, na maioria das vezes, são pacientes que estão com seu estado mental alterado e que podem apresentar risco de morte ou de danos a si mesmo ou a terceiros. Exemplos: agressividade ou potencial para suicídio.

Contudo, o atendimento on-line pode ocorrer como suporte ao paciente, desde que ele seja frequentador do consultório do psicólogo ou de seu local padrão de atendimento.

Aqui, a terapia on-line acontece apenas esporadicamente, e não como a forma tradicional de suporte psicológico.

Situações de desastres

Você sabe por que motivo os sobreviventes ou envolvidos em desastres e catástrofes não podem realizar atendimento psicológico virtual, sendo necessário o comparecimento presencial à sessão?

Porque são pessoas que estão passando por situações extremamente vulneráveis, em que pode haver perda de parentes, de amigos, de colegas de profissão, enfim, de entes queridos, e foi resultado de uma experiência traumática.

Faz-se fundamental o atendimento psicológico presencial para que o suporte mais próximo seja realizado, já que houve danos humanos, materiais ou ambientais envolvidos. Nesses casos, o olho no olho e algumas particularidades do presencial são necessárias.

Você se lembra do caso de Brumadinho? Os trabalhadores do desastre que aconteceu na barragem foram atendimentos por psicólogos, mas somente de maneira presencial.

Violência ou violação de direitos

O atendimento psicológico também deve ser exclusivamente de modo físico para casos de violência ou de violação de direitos.

São casos em que houve violência física ou psicológica e também situações de violação de direitos, isto é, quando há ameaça dos direitos da pessoa atendida. Assim, também se recomenda que haja o atendimento presencial para que o psicólogo trate o paciente da forma mais humanizada possível, com as particularidades do atendimento frente a frente, olho no olho.

Nos outros casos, você pode optar por atendimento psicológico on-line

As três situações mencionadas acima são casos específicos em que se exige o atendimento psicológico presencial pela questão do risco e da vulnerabilidade. Todavia, na maioria das situações o atendimento on-line é permitido, sem perda da qualidade na terapia e no resultado.

Se você não se encaixa em nenhuma das situações em que a presença no consultório é recomendada ou exigida, converse com seu psicólogo para que você comece a fazer terapia on-line, ou procure um profissional para iniciar seu atendimento virtual. Você comprovará que a qualidade é a mesma, com muitos benefícios. Teste e comprove!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *